terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!

O Natal já passou, muitos ainda andam a comer algumas sobras do Natal, outros já a preparar tudo para o fim do ano, este é um período muito especial, além das festas, é tempo de refletir sobre o significado desta época, pensar sobre o sentido da nossa vida, sobre o que fizemos durante todo o ano e o que vamos fazer no próximo ano, com estes pensamentos e reflexões sobre o natal e o ano novo podemos traçar novas metas e festejar outras realizadas.
Nunca devemos desistir dos nossos sonhos, de parar de sonhar e traçar metas.
Um discípulo conversava com o seu mestre:
Mestre, como faço para me tornar sábio?
- Boas escolhas.
- Mas como se fazem boas escolhas?
Experiência-diz o mestre
Adquirir experiência, mestre?
- Más escolhas.
É isso , não devemos privar-nos de fazer más escolhas, desde que elas nos sirvam de exemplo para não cometer o mesmo erro, e experiência no caminho de boas escolhas que caracterizam os sábios.
Assim o G.J.Estrelas de Maria desejam a todos os visitantes um Adeus ano velho e um Feliz Ano Novo 2010, que neste ano reine a Paz, a Saúde, o Amor, a Amizade, Sucesso, etc.

Brevemente as fotografias da nossa festa de Natal

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


Já falta pouco, muito pouco... Então já está quase tudo pronto...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Feliz Natal!

Nesta quadra, já ouvimos Feliz Natal,
Mas podemos dizer Feliz Natal,
Se não abrimos o coração
Se não amamos o próximo,
Se estamos sempre a pensar no mal
Não! Será pura hipocrisia!
Perante o Pai.
Feliz Natal!
Quando pronunciado com sinceridade e alegria!
Retirando de dentro de nós impurezas e lixos:
Egoísmo...orgulho...rancor...inveja...
Parece que estamos mais leves,
Natal é tempo para oferecer,carinho, amor,
Semear e colher
Feliz Natal! Paz...esperança...amor...
"A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silênciode nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

domingo, 20 de dezembro de 2009

IV Domingo do advento - 20 de Dezembro

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».

(Lucas)

Vive este 4º domingo, aproveita-o bem!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Natal: a volta ao mundo!

O Natal é uma festa comemorada em todo o mundo, não importa o idioma, etnia, condição económica, idade ou o clima. Cor, alegria, esperança, amor, presentes e músicas criam o clima festivo da data e cada país segue uma tradição, respeitando a linha evolutiva do tempo, as lendas e os costumes elaborados pelos antepassados.

Alemanha - Os alemães dão o nome de Estômago Gordo à véspera do Natal. Eles acreditam que quem não comer bem naquela noite será atormentado por demónios durante o sono. Bolachas de gengibre e pratos à base de porco, massas e saladas, além de Massapão de sobremesa, compõem a ceia natalina alemã.

Áustria - A árvore de Natal austríaca faz par com o presépio e é decorada com ornamentos e guloseimas. Os dias 25 e 26 são feriados nacionais e servem para visitar a família e os vizinhos. Nestes encontros são servidos pratos frios, como queijos e pães e as tradicionais bolachinhas e biscoitos de Natal. O Natal na Áustria é famoso por ser o país de origem de Franz Gruber, o compositor de "Noite Feliz", a mais famosa canção natalina.

Austrália - A ceia australiana é composta basicamente por peru, fiambre e carne de porco, com pudim de ameixa flambe. A árvore de Natal dos australianos é diferente de todas as outras, pois trata-se de um arbusto nativo com pequenas folhas encarnadas.

China - Os chineses iluminam as suas casas com lanternas de papel e decoram as suas árvores com muitas luzes, tiras e flores.

Egipto - Por serem ortodoxos, os egípcios festejam o Natal durante quatro semanas e para cada uma delas acendem uma vela. Eles jejuam por 40 dias e na ceia de Natal não falta pão, arroz, alho e carne moída.

França - As casas francesas têm um espaço especial reservado para o presépio, que é conhecido pela quantidade e riqueza das figuras que o compõe. Durante a ceia francesa não pode faltar o Tronco de Natal, um bolo típico com forma de tronco de árvore.

Grécia - Na véspera do Natal, as crianças gregas percorrem as ruas entoando as Kalandas - cânticos típicos da região - e como recompensa recebem doces e frutos secos. Após 40 dias de jejum, os gregos comem carne de porco, acompanhadas de Christopsomo, o pão de Cristo. A curiosidade da comemoração grega fica por conta de não haver árvore de Natal. Em vez disso, eles usam um recipiente de madeira suspenso, cheio de água, onde é pendurado um raminho de manjericão enrolado em volta de uma cruz de madeira. Todos os dias uma pessoa da família molha a cruz e com ela borrifa a casa.

Índia - Exótico. Esta palavra descreve bem o Natal indiano. Mangueiras e bananeiras são decoradas na Índia durante o Natal, os indianos usam as folhas destas árvores para decorar as suas casas, além de lamparinas de óleo nas beiradas dos telhados e folhas de plantas tropicais e velas para decorar as igrejas. O Natal na Índia é extremamente rigoroso em termos de respeito aos rituais sagrados.

Iraque - Na véspera de Natal, os cristãos iraquianos reúnem-se em família e uma das crianças lê em voz alta a história do nascimento de Jesus, enquanto a família escuta, segurando velas. Depois, acende-se a lareira e quando o fogo se apaga, todos devem saltar três vezes sobre as cinzas e pedir um desejo.

Japão - A curiosidade fica por conta das crianças japonesas, que se encantam com a manjedoura do menino Jesus e acabam conhecendo o berço.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

13.12.2009 - III Domingo do Advento

Clama jubilosamente, filha de Sião; solta brados de alegria, Israel. Exulta, rejubila de todo o coração, filha de Jerusalém. (Sofonias)

Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente vos digo: alegrai-vos. O Senhor está próximo. (Filipenses)

As multidões perguntavam a João Baptista: «Que devemos fazer?» Ele respondia-lhes: «Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo». Vieram também alguns publicanos para serem baptizados e disseram: «Mestre, que devemos fazer?» João respondeu-lhes: «Não exijais nada além do que vos foi prescrito». Perguntavam-lhe também os soldados: «E nós, que devemos fazer?» Ele respondeu-lhes: «Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo». Como o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se João não seria o Messias, ele tomou a palavra e disse a todos: «Eu baptizo-vos com água, mas está a chegar quem é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo. Tem na mão a pá para limpar a sua eira e recolherá o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que não se apaga». Assim, com estas e muitas outras exortações, João anunciava ao povo a Boa Nova». (Lucas)

sábado, 12 de dezembro de 2009

Imaculada Conceição


Peço desculpa pelo atraso, mas não se pode deixar passar um dia como estes sem ficar registado no nosso blog...

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.
A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. Desde o primeiro instante da sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. Podemos comprovar isso na Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), e nos escritos dos Padres Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão, por exemplo. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua "bula Ineffabilis Deus" em 8 de Dezembro de 1854.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Amigo secreto...

O Amigo secreto ou também Amigo oculto, é uma brincadeira tradicional das festas de Natal, é um jogo comum entre colegas, de escolas, e de familiares, etc.
No grupo de Jovens Estrelas de Maria o jogo já começou...hehe... neste período de contagem decrescente vamos entrar nesta brincadeira e no final fazer a troca de presentes. Até lá muitos mimos podemos dar ao nosso amigo secreto mensagens, um sorriso etc...
Um dos rituais que nos enche de alegria (e por vezes de stress) é a compra dos presentes. Quem não gosta de oferecer um presente aos seus familiares, amigos e, especialmente às crianças?O comércio enche-se de montras atrativas e irresistíveis, que nos dificultam em muitas casos a escolha. Mas o importante é não nos esquecermos de oferecer algo aqueles de quem gostamos, não importa se é cara ou barata, importa é se é dada com amor.

“Sugestões de presentes para o Natal:
Para o seu inimigo, o perdão.
Para um oponente, a tolerância.
Para um amigo, o seu coração.
Para um cliente, o serviço.
Para tudo, a caridade.
Para toda a criança, um bom exemplo.
Para si, o respeito .”
Oren Arnold

II Domingo do Advento -06.12.2009

No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Itureia e Traconítide e Lisânias tetrarca de Abilene, no pontificado de Anás e Caifás, foi dirigida a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a zona do rio Jordão, pregando um baptismo de penitência para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus’». (Lucas)

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Lápis e a Vida;

A nossa vida é semelhante a um lápis.
Cada dia da nossa vida é o apontador desse lápis.
A cada dia vivido a ponta desgasta-se
e como um apontador, no dia seguinte precisa
apontar(escrever) novamente
esse lápis(vida)renovando a ponta.
E assim os dias vão se sucedendo
e os anos passando até que esse lápis não dá mais
para escrever de tão pequeno que ele ficou.
Acabou-se o lápis.
Findou-se a vida...
Mas, há um detalhe muito importante...
O lápis acabou, mas tudo o que deixou
escrito permanece para sempre.
Atravessa o tempo e o espaço.
Avida termina, mas as nossas acções, os nossos actos,
o que escrevemos permanece na vivência
e na memória daqueles que nos vão suceder.
Todo o mundo é como um lápis... Feito pelo Criador com um propósito único e especial.
Compreender e lembrar-nos permite continuar a vida com um significado no coração e na relação diária com Deus.

Não te esqueças de afiar o teu lápis, mas só quando for preciso, nas o queiras gastar antes do tempo...