terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como é que acordou hoje o teu coração?


"Como é que acordou hoje o teu coração?", pergunta o agricultor ao jovem da cidade que tinha chegado à montanha para partilhar a vida simples e pura do camponês. E o "coração do jovem" não sabia responder. Isto durante alguns dias, até que o jovem, ao despertar, punha-se a escutar o seu coração em silêncio em silêncio.
Nos últimos dias da sua experiência na paz e no silêncio da montanha, o jovem tinha descoberto que tinha coração; tinha tocado o seu coração; tinha aprendido a olhar e a observar no profundo do seu coração. Ao deixar a montanha, o jovem perguntou ao camponês: "Meu irmão, como é que acordou hoje o teu coração?" E ao agricultor, abraçando-o sinceramente, disse-lhe: "Hoje acordou bem; amanhã não sei. Durante este dia que Deus me oferece, vigiarei o meu coração e o manterei desperto, para que, quando chegue a noite, mantenha acesa a luz da fé e arda perante o Deus do silêncio e do profundo".
O coração, é o que de mais bonito e delicado habita dentro de nós. É como a raiz da vida.e como o leito do rio. Se o coração está vivo, todo o ser será luminoso e transparente. Seo coração está a dormir, todo o ser estará apagado, será indiferente e cinzento. Se o coração está morto, todo o ser será como as folhas do Outono que a chuva molha e que o vento leva. Se o coração é puro, todo o ser será límpido e refrescante. Se o coração sente e ama, todo o ser estará disposto a ajudar, a abraçar, a encontrar-se.
Se o coração está cheio de Deus, todo o ser será uma festa contínua.
E o meu coração, como é que acordou hoje?....
(In Topas)

Sem comentários: