sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reflexão 1...

Somos criados à imagem e semelhança de Deus. No entanto, por vezes, somos uma imagem desfocada pelo pecado, isto é, pela incapacidade de amar.
Contudo, Deus não está interessado no meu passado. Ele está interessado em me abrir ao futuro... Não se trata de esquecer o passado, mas de o assumir e avançar.
De facto, o Perdão é a graça de recomeçar. É muito diferente da desculpa – pela desculpa, está a olhar para trás. Apesar de “tirar a culpa”, é muito mais do que isso. Pela graça do perdão, “do menos, Deus tira um mais”.
Precisamos permanentemente de recomeçar. O perdão não tem condições... mas precisa de encontrar em mim abertura e receptividade (desejo sincero de recomeçar) e “mete-se” com o nosso propósito de emenda.
Deus vê sem me julgar, sem dar notas... Deus quer reconstruir, recomeçar, reiniciar, religar, reconciliar...


...Com quem me identifico mais? Com o pai que perdoa e acolhe? Com o filho que reconhece os seus erros e regressa humildemente para pedir perdão? Ou com o irmão que sempre seguiu a vontade do pai e acha que devia ser recompensado por isso, desprezando a (por vezes) difícil decisão de pedir perdão?
... O que é o perdão?
... Alguma vez fiz a experiência de pedir perdão ou de ser perdoado?
... É mais fácil perdoar ou ser perdoado? Porquê?
... Quais as maiores dificuldades que tive em perdoar? E em pedir perdão?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Quaresma em Igreja, ressurreição para o Mundo


Mensagem para a Quaresma do Bispo de Coimbra


1. Viver a Quaresma é percorrer um caminho para a Páscoa. E quem não der passos não experimentará ressurreição.

Os passos a dar são a escuta da Palavra de Deus, que semana a semana nos conduzirá desde a humildade de quem é pecador até à contemplação do amor que nos cura, o amor da Paixão e da Ressurreição de Jesus; esses passos são algumas privações de coisas que nos agradam, das quais jejuamos por escolha de outras melhores; passos são também a oração mais frequente, o sacramento da Confissão, a participação na Eucaristia; passos de boa caminhada são os gestos de amor sincero aos irmãos, começando pelos que vivem e trabalham connosco.


2. Caminhar sozinho é penoso. De verdade, este caminho para a ressurreição das nossas vidas, fruto da Ressurreição de Jesus, Deus quer que o façamos de mão dada com outros, que o façamos em Igreja.

Por isso o Bispo de Coimbra pede a todos os irmãos da comunidade diocesana que a Quaresma deste ano tenha muito presente a Igreja e toda a sociedade. Quaresma em Igreja, a pensar na Humanidade.


3. Este mundo europeu em que vivemos faz agora experiências dolorosas a que chamamos “crise”: crise de emprego, que provoca fome; crise de princípios, que destrói famílias; crise de valores, que gera infelicidade… A fé diz-nos onde reside a fonte da felicidade para o Homem: “o amor que só Deus lhe pode comunicar”. Assim o afirma o Papa na sua mensagem quaresmal deste ano.

Conhecer a fonte e não beber dela; saber da raiz da felicidade e não a revelar aos outros, é injustiça culpada, assim o diz o Santo Padre, o Pastor Universal que brevemente nos visitará para nos ajudar a sermos uma Igreja que contribua “para a formação de sociedades justas, onde todos recebam o necessário para viver segundo a própria dignidade do homem e onde a justiça é vivificada pelo amor”.


4. Como cristãos, caminhemos então para a Páscoa, não em piedoso individualismo mas em grupo, em comunidade. Comunidade crente que se reconhece como pecadora, e um dos pecados é não ser fermento do Evangelho na massa humana em que vive; é deixar perder a força ao sal com que Jesus nos comparou. Rezemos pela Igreja que somos, rogando o perdão para a nossa mediocridade. E intercedamos, como Moisés, pela sociedade em que vivemos. Deus tem-lhe amor e por ela Cristo morreu. Que ao longo de toda a Quaresma o nosso Mundo esteja no nosso coração. Por ele vamos rezar, praticar gestos amorosos de penitência, ofertas generosas de caridade.


5. Proponho à Diocese, secundado pela opção dos Conselhos Presbiteral e Pastoral, que a oferta da nossa renúncia quaresmal de 2010 se destine a aliviar o grande encargo financeiro que pesa sobre o Instituto Missionário dos Servos de Jesus Salvador. São eles que, vindos do Brasil, nos ajudam como Párocos de um conjunto de Paróquias do Baixo Mondego. Julgavam-se legítimos donos do seu Seminário, em S. Amaro, perto de S. Paulo, onde estudava tranquilamente um bom número de seminaristas. Complicações e habilidades burocráticas negaram-lhes essa propriedade, vendo-se quase forçados a abandonar a casa. Estão agora a pagá-la penosamente. A nossa ajuda será um gesto de amor cristão, um testemunho da unidade católica da Igreja e também uma purificação dos nossos pecados.


6. Que o Senhor Jesus nos acompanhe, Ele que subiu a Jerusalém a fim de passar da morte à Vida. Sofrendo como Ele os males do nosso tempo, sejamos em Igreja aurora de Ressurreição.

Albino Cleto

Bispo de Coimbra

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010






Passo a rezar


Leva contigo a tua oração!
10 minutos de oração diária em MP3, para fazer download ou subscrever podcast gratuito!
O projecto www.passo-a-rezar.net é uma iniciativa do Secretariado Nacional do Apostolado da Oração, uma obra da Companhia de Jesus (jesuítas) que se dedica à promoção da oração pessoal.

Para saberes mais podes consultar o site www.sdpjcoimbra.net lá encontras muita informação de diversos assuntos.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

14 de Fevereiro: Dia dos Namorados

Está quase a chegar... se não tens namorado não faz mal faz uma surpresa aos que mais amas pais,irmãos etc... não fiques indifrente deixa-te contagiar pelo Amor...
O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes.

A palavra amor (do latim amor) presta-se a múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.


Frases de Amor:

"O amor não deve ser apenas uma chama: deve ser também uma luz."

"Ame a vida, pois nascemos para amar... e se alguém lhe perguntar o que fizestes da vida diga apenas.....AMEI!!!!!"

"A distância não é ruim, ela apenas nos mostra o quanto é bom estarmos juntos"

"A verdadeira face do amor, está escondida, atras de você mesmo... procure... até a encontrar"

"Quando te conheci, houve um lugar, um tempo e um sentimento. O tempo ficou marcado. O lugar será sempre lembrado. E o sentimento, jamais terá terminado!"

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pequenos gestos

"É curioso observar como a vida nos oferece respostas aos mais variados questionamentos do quotidiano...
A mais longa caminhada só é possível passo a passo...
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra...
Os milénios se sucedem, segundo a segundo...
As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes...
A imponência do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes...
Não fosse a gota e não haveria chuvas...
O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efectuado senão a partir do primeiro tijolo...
As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia...
Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias...
É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à "Ave Maria" de Bach, e à "Aleluia", de Hendel...
O brilhantismo de Einstein e a ternura de Teresa de Calcutá tiveram que estagiar no período fetal e nem mesmo Jesus, expressão maior de Amor, dispensou a fragilidade do berço...
Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade, benevolência, indulgência e perdão, dia a dia...
Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta parcela que chamamos de "Eu".
Não é fácil nem rápido...
Mas vale a pena tentar!
Sorria!!!"

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O valor de uma nota...

"Alfredo, com o rosto abatido de tristeza, encontra-se com a sua amiga Marisa na mesa de um café.
Deprimido, desabafou as suas angústias... Problemas com o trabalho, problemas financeiros, problemas no casamento, problemas
vocacionais... Tudo parecia correr mal na sua vida.
Marisa abriu a carteira, tirou uma nota de 100 euros e disse-lhe:
- Alfredo, aceitas este dinheiro?
Alfredo, um pouco confuso a princípio, de imediato respondeu:
- Claro, Marisa! São 100 euros! Quem não aceitaria?
Então Marisa pegou na nota de 100 euros, que já estava nas mãos de Alfredo, e amassou-a, fazendo com ela uma bola de papel. Marisa perguntou-lhe novamente:
- E agora, ainda aceitas esta nota?
- Marisa, não sei o que pretendes com isto, mas continua a ser uma nota de 100 euros! É claro que a aceito...
Marisa desenrolou a nota, atirou-a para o chão, pisou-a e pegou nela toda suja e riscada:
- Ainda aceitas esta nota?
- Marisa, continuo sem entender o que pretendes... Mesmo suja, esta nota continua a valer 100 euros!
- Repara, Alfredo, deves saber que mesmo quando as coisas não te correm como desejas, mesmo que a vida te amasse e te pise, continuas a ser tão valioso como sempre foste... Deves interrogar-te é quanto vales de facto, em qualquer circunstância.
Alfredo ficou a olhar para Marisa sem nada dizer, enquanto o impacto da mensagem penetrava profundamente no seu coração.
Marisa colocou a nota amarrotada no canto da mesa e, com um sorriso cúmplice, acrescentou:
- Toma! Guarda-a e lembra-te disto quando te sentires em baixo... Mas deves-me uma nota nova de 100 euros para poder usar com o próximo amigo que estiver a precisar."