sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Reflexão 1...

Somos criados à imagem e semelhança de Deus. No entanto, por vezes, somos uma imagem desfocada pelo pecado, isto é, pela incapacidade de amar.
Contudo, Deus não está interessado no meu passado. Ele está interessado em me abrir ao futuro... Não se trata de esquecer o passado, mas de o assumir e avançar.
De facto, o Perdão é a graça de recomeçar. É muito diferente da desculpa – pela desculpa, está a olhar para trás. Apesar de “tirar a culpa”, é muito mais do que isso. Pela graça do perdão, “do menos, Deus tira um mais”.
Precisamos permanentemente de recomeçar. O perdão não tem condições... mas precisa de encontrar em mim abertura e receptividade (desejo sincero de recomeçar) e “mete-se” com o nosso propósito de emenda.
Deus vê sem me julgar, sem dar notas... Deus quer reconstruir, recomeçar, reiniciar, religar, reconciliar...


...Com quem me identifico mais? Com o pai que perdoa e acolhe? Com o filho que reconhece os seus erros e regressa humildemente para pedir perdão? Ou com o irmão que sempre seguiu a vontade do pai e acha que devia ser recompensado por isso, desprezando a (por vezes) difícil decisão de pedir perdão?
... O que é o perdão?
... Alguma vez fiz a experiência de pedir perdão ou de ser perdoado?
... É mais fácil perdoar ou ser perdoado? Porquê?
... Quais as maiores dificuldades que tive em perdoar? E em pedir perdão?

Sem comentários: