segunda-feira, 2 de março de 2009

Porquê 40 dias?

O 40 é número que representa misticamente a Antiga Lei e o Evangelho.
Daí que no Evangelho (Mt 4,1) se escreva: “E foi conduzido pelo Espírito ao deserto por quarenta dias“.
Representa misticamente também a Ressurreição do Senhor, “E apareceu-lhes durante quarenta dias”. além disso, o número quarenta figura ainda o tempo deste mundo.

Pois 4 são as partes do mundo, 4 são os pontos cardeais e 4 são também os elementos de que está constituída toda criatura visível; já o 10 indica plenitude: tanto a do bem como a do mal, é um número redondo, número da totalidade.


10*4=40 ou seja totalidade perfeita e verdadeira

Quarenta é o número da permanência no deserto,Jesus foi para o deserto para se encontrar com Deus, também nós podemos passar pelo deserto neste tempo de Quaresma tempo para nos encontrármos com a verdade tempo para o que realmente importa. Quarenta dias para olharmos para a nossa própria vida e reflectir como estamos a gastar o tempo que Deus nos dá.

Como síntese do Envangelho do 1º domingo da Quaresma Jesus convida-nos a fazer três peregrinações:

A primeira ao nosso coração, irmos ao nosso encontro perceber o porquê das nossas escolhas dos nossos erros das nossas conquistas qual o nosso projecto para o futuro;

A segunda ao coração de Deus, pois é Ele que nos transforma, se participamos na vida de Deus de uma forma positiva, se o fazemos espontaneâmente sem querer elogios;

A terceira ao coração dos nossos irmãos, não andarmos de costas voltadas, não sermos cruéis a pontos de falarmos mal de um dos nossos amigos só para ficarmos bem vistos pois também não gostamos que falem de nós.

Já fizes-te o teu compromisso para este tempo de Quaresma? Então tenta faze-lo e cumpreo vais ver que no fim esse dito "sacrifício" deixa-te um bem estar especial.


Sem comentários: