quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Quaresma:

Uma vez que ontem 25.02.2009 começou a Quaresma vamos compreender melhor o seu significado:


A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos Apostólico Romano recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
É um tempo para examinar nossas acções actuais e passadas e lamentarmo-nos profundamente dos nossos pecados, só assim poderemos voltar nossos corações genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa salvação.
Além do mais este tempo serve para renovar as nossas promessas baptismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em Cristo.
A quarta feira de cinzas ou seja o primeiro dia da Quaresma ocorre 40 dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma).
Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa, o primeiro dia da Quaresma, ocorre um dia depois da terça-feira gorda ou Mardi Gras, o último dia de Carnaval.

A quarta-feira de cinzas cai nas seguintes datas:
2008 - 6 de Fevereiro
2009 - 25 de Fevereiro
2010 - 17 de Fevereiro
Para os curiosos, as datas da Páscoa até o ano de 2010:
2008 - 23 de Março
2009 - 12 de Abril
2010 - 04 de Abril

Breve explicação do jejum da carne vermelha:

  • O jejum da carne vermelha é uma tradição antiga, porque este tipo de carne fazia muita falta na mesa das pessoas, isto desde a pré-história. Os católicos praticantes não comiam carne às quartas-feiras e sextas-feiras da Quaresma.
    Os católicos não comem carne em respeito ao corpo de Cristo isso dura até a Páscoa nesse dia volta tudo ao normal é por isso que se come muito peixe nesta época da quaresma.

  • A abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nesses dias na Sagrada Liturgia.

O mais importante é que a penitência seja genuína.

Sem comentários: