domingo, 4 de janeiro de 2009
«Estava doente e fostes visitar-me...»
"No passado dia 27 de Dezembro, alguns jovens das nossas comunidades tiveram um dia diferente! O encontro mensal dos grupos de jovens procurou ser um dia de reflexão e também de viver a caridade cristã!
O Encontro, motivado pelo tempo de Natal que estamos a celebrar foi constituído por dois momentos fundamentais: o primeiro deles,de manhã,foi tempo de reflexão sobre o pouco, mas importante que cada um de nós pode dar aos outros. Vimos um filme Patch Adams, que conta a história de um doente mental, que tendo feito a experiência da cura, resolve dedicar a vida a ajudar os outros, como médico! O importante foi a descoberta que ele fez: mais do que tratar da parte física da pessoa, existe uma outra parte,que também precisa de tratamento, o coração!
Assim, ele descobre uma maneira única de exercer medicina, de forma humanizada, próxima, atenta e "feliz". Em cada paciente ele descobre uma pessoa que precisa de ser acolhida, compreendida,respeitada e amada. Transmitiu-nos, sobretudo, a mensagem de que também nós, no trato com os nossos irmãos, podemos ajudá-los a serem mais felizes, mesmo que seja simplesmente por uma palavra, um gesto ou até por um sorriso!
A segunda parte, a mais importante, foi a visita a vários doentes das nossas comunidades! Juntamente com alguns dos ministros da Comunhão ou da Palavra foram visitar aqueles que estão doentes, acamados, solitários!
No regresso partilharam a alegria de terem cantado, de verem sorrisos, por vezes lágrimas, agradecimentos, rostos que ficaram mais felizes pela visita!
Aqui colheram uma garnde lição, para este novo ano; podemos não transformar todo o mundo com a nossa vida, mas podemos transformar o mundo daqueles que nos rodeiam com gestos simples, banais, pequenos gestos e palavras que podem fazer a diferença na vida dos nossos irmãos!"
O Astrolábio 4 de Janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário